Panquecas
- Patrícia Laranjo
- 13 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Esta é a pergunta, mais frequente, que costumo fazer à minha filha quando tenho um fim de semana livre: - O que é que queres comer ao pequeno almoço hoje?
E a sua resposta é (sem sinais de hesitação):
- Panquecas!!!! E posto isto é imperativo a existência de panquecas nos fim de semana livres. No entanto a procura da receita perfeita tornou-se um pouco penosa. Ora ficavam demasiados secas ou demasiado massudas. Ou porque colocava banana e aveia e alguém torcia o nariz ao sabor com que elas ficavam ou porque isto ou porque aquilo. A provadora oficial, nesta matéria, é demasiado rigorosa e tornou a tarefa um pouco complicada.
As experiências na minha cozinha multiplicaram-se em busca da receita perfeita com o objetivo final de deixar a princesa aqui de casa satisfeita. E pronto lá diz a filosofia popular que "quem procura sempre alcança" e foi isso que aconteceu.
A receita original é do livro "Cozinha para quem não tem tempo" de Mafalda Pinto Leite. O resultado final são panquecas altas e fofas, com um sabor irresistível. Para além disso, é uma receita versátil visto podermos usar outro tipo de farinhas (p.e. espelta) e de leite (p.e. soja) e muito rápida de executar. O acompanhamento, esse, faz-se de desejos. Para mim, com queijo, fruta, canela e sementes, para a princesa, simplesmente, com açúcar em pó.





Panquecas
(aprox. 6 panquecas com 15cm)
2 chávenas de farinha com fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
1/3 de chávena de açúcar
2 ovos
1 1/2 chávena de leite
70 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
Colocam-se todos os ingredientes num recipiente e com o auxílio da varinha mágica mexe-se de forma a obter uma mistura cremosa e sem grumos.
Aquecer uma frigideira untada com um pouco de azeite (apenas uma gota será suficiente) e colocar colheradas de massa, de forma, a cobrir o fundo da mesma. Quando começar a formar bolhas à superficie virar, com o auxílio de uma espatula, a panqueca e deixar cozinhar.
Commentaires